Definição de estratégias para implantação hospitalar
Recentemente, conduzimos projetos que se destacaram na definição de estratégias de crescimento hospitalar por meio de estudos de mercado e elaboração de planos de negócios. Nossas ações incluíram análises de viabilidade econômico-financeira e a identificação de configurações ideais para atender às necessidades regionais.
Na região de Florianópolis, apoiamos na identificação de oportunidades para um hospital com capacidade para 100 leitos operacionais, preenchendo uma lacuna na oferta de serviços médicos.
No interior do Paraná, desenvolvemos um plano para a implantação de um serviço de Oncologia em um hospital de 258 leitos, visando suprir uma demanda crescente.
Em Fortaleza, o foco foi em um hospital de alta complexidade com 200 leitos operacionais, alinhado às necessidades da comunidade.
Em paralelo, nossos esforços também se voltaram para soluções mais específicas. A configuração e implantação de um Day Clinic com 6 salas cirúrgicas e 12 leitos preencheram uma demanda latente por procedimentos cirúrgicos mais ágeis. Na região de Blumenau, o desafio era estabelecer um hospital de 188 leitos operacionais com 11 salas cirúrgicas, balanceando a capacidade e a qualidade dos serviços.
Cada projeto envolveu análise do mercado, considerando aspectos socioeconômicos e demográficos, mercado de saúde, concorrência existente, entre outros aspectos. A elaboração de planos de negócios detalhados considerou investimentos necessários, projeções de receita e custos operacionais, possibilitando analisar em que circunstâncias o empreendimento pode apresentar viabilidade.
Ao aliar inteligência de mercado e planejamento, nosso trabalho resultou em orientações estratégicas que permitiram o aprimoramento das decisões pelos investidores.