FRENTE DE ATUAÇÃO:
FRENTE DE ATUAÇÃO:
PRÁTICAS MÉDICAS, ASSISTENCIAIS E LIDERANÇAa
Fluxo do Paciente
Assegurar o atendimento do paciente no local correto, no tempo correto, utilizando os recursos adequados.
Assegurar o atendimento do paciente no local correto, no tempo correto, utilizando os recursos adequados.
Desafios Relacionados ao Ciclo da Receita
No setor de saúde, a gestão eficaz do fluxo do paciente é um desafio complexo para o bom funcionamento das instituições. A superlotação e internação de pacientes em pronto socorro, cirurgias canceladas por falta de leitos, pacientes aguardando vaga de internação em unidades abertas e UTI são alguns exemplos da gestão ineficaz do fluxo do paciente, impactando na qualidade da assistência, na reputação/imagem da organização e no descontrole dos gastos e perda de receita.
Diversos obstáculos podem ser as causas, tais como processos mal descritos que dificultam a organização e comunicação da equipe de saúde, a ausência de indicadores de gestão que dificulta a identificação de pontos de melhoria, o que pode levar ao desperdício de recursos e atrasos no atendimento. Esses problemas podem prejudicar a qualidade da assistência prestada aos pacientes, comprometer a segurança do paciente e afetar negativamente os resultados clínicos e financeiros da instituição de saúde. Para superar esses desafios, um conjunto de ações integradas em múltiplas áreas da instituição deve ser realizada para endereçamento das dificuldades.
Como Apoiamos Nossos Clientes
Para enfrentar esses desafios e aprimorar o fluxo do paciente, realizamos uma análise detalhada dos fluxos de atendimento e da jornada do paciente na instituição. Identificamos pontos de estrangulamento, gargalos e ineficiências nos processos e desenvolvemos protocolos e procedimentos operacionais claros e bem definidos para cada etapa do atendimento. A implementação de indicadores de gestão é fundamental para monitorar o desempenho do fluxo do paciente em tempo real, permitindo identificar problemas e oportunidades de melhoria de forma ágil.
Assim, auxiliamos as organizações frente ao entendimento dos processos existentes, interfaces com as lideranças, conhecer a estrutura disponível para os atendimentos aos pacientes e áreas que compõe as organizações.
- Romper os silos: todas as áreas devem atuar de forma sistêmica.
- Gerenciamento operacional estatístico e desenvolvimento de dashboard de indicadores.
- Controlar a variabilidade, ou seja, demanda variável requer alinhamento ou ajuste em tempo hábil para atender a essa demanda.
- Revisão dos processos assistenciais e de apoio assistencial e estruturação do plano de melhorias.
As melhorias propostas envolvem as lideranças e equipes operacionais da instituição, para gerar a melhor experiência ao paciente durante a utilização do sistema e permanência na instituição.
O atendimento será mais ágil, eficiente e seguro, resultando em uma melhor experiência para os pacientes, bem como em resultados clínicos e financeiros mais satisfatórios para a instituição de saúde como um todo.
Após o proposto acima, a Consultoria Einstein apoiará a organização na implementação de um conjunto de ações estruturadas para estruturar os processos de gestão que impactam no fluxo do paciente. Como principais benefícios, podemos ressaltar:
- Redução Tempo médio de permanência (TMP)
- Aumento do Giro de leito e de Sala Cirúrgica
- Aumento da Taxa de Ocupação
- Redução de possíveis eventos adversos por meio do gerenciamento de riscos
Exemplo de Experiência
Um hospital geral que tinha cerca de 75% de taxa de ocupação e dificuldade no gerenciamento dos leitos, após nossa abordagem, atingiu os 93% de ocupação e a diminuição do tempo de permanência dos pacientes no pronto socorro; redução no tempo médio de permanência de 8,2 para 4,6 e o giro de sala cirúrgica aumentou de 3,0 para 3,8, em três meses.