FRENTE DE ATUAÇÃO:
FRENTE DE ATUAÇÃO:SISTEMAS E SERVIÇOS PÚBLICOS DE SAÚDE
REORGANIZAÇÃO DE REDES DE ATENÇÃO À SAÚDE
Apoiando lideranças públicas de saúde a assegurar uma assistência acessível e de qualidade aos usuários do SUS, ao mesmo tempo em que se otimiza a utilização dos recursos públicos.
Desafios Existentes na Rede de Atenção à Saúde
A complexidade do setor de saúde, aliada à diversidade de políticas e contextos locais, torna desafiadora a tarefa de estruturação das redes de atenção à saúde, uma vez que inúmeros são os desafios para assegurar uma assistência de qualidade, eficiência dos serviços e sustentabilidade do sistema. Assim, um conjunto abordagens estratégicas que exigidas aos gestores de saúde.
Como Apoiamos Nossos Clientes
Com a expertise de uma equipe de consultores altamente qualificados, a Consultoria Einstein oferece uma solução completa e integrada, atuando em estreita colaboração com os gestores públicos para promover a reorganização eficiente da rede de atenção à saúde.
- Fortalecimento da Atenção Primária: Investimos na qualificação da atenção primária como pilar central da rede de atenção à saúde. Por meio do fortalecimento dos serviços de cuidados básicos, orientamos na implantação de estratégias para melhorar a resolutividade, reduzir as internações desnecessárias e garantir o atendimento integral ao paciente, por exemplo.
- Coordenação do Cuidado: Apoiamos na implementação de estratégias para promover a coordenação do cuidado entre os diferentes níveis de atenção, evitando a fragmentação dos serviços e garantindo a continuidade do atendimento ao paciente.
- Aperfeiçoamento da Regulação: Implementamos mecanismos eficientes de regulação para garantir o acesso equitativo aos serviços de saúde, reduzindo as filas de espera e priorizando os casos de maior urgência.
- Desenho e Implantação de Linhas de Cuidado: Desenvolvemos linhas de cuidado, promovendo o acompanhamento contínuo dos pacientes e a organização dos fluxos assistenciais na rede.
- Modelo Organizacional dos Serviços de Apoio: Propomos um modelo organizacional eficiente e integrado para os serviços de apoio, como laboratórios, centros de diagnóstico e assistência farmacêutica.
- Desenvolvimento de Instrumentos de Gestão da Clínica: Introduzimos instrumentos de gestão da clínica que permitem o monitoramento e a avaliação contínua dos indicadores de saúde, possibilitando a tomada de decisões informadas e baseadas em evidências.
Com uma abordagem fundamentada, os gestores de saúde estarão mais preparados para enfrentar os desafios complexos inerentes à gestão pública de saúde e alcançar resultados sólidos e sustentáveis em um cenário de saúde dinâmico e em constante evolução.